Oração do Papa ante a Coluna de Maria (Mariensaule) na Praça Am Hof de Viena

Oração do Papa ante a Coluna de Maria (Mariensaule) na Praça Am Hof de Viena

(7 de setembro de 2007)

Sua eminência
Sua excelência

Queridos Irmãos e Irmãs!

Como primeira parada de minha peregrinação para a Mariazell escolhi Mariensäule, para refletir brevemente com todos vocês sobre o significado da Mãe de Deus para o passado e o presente da Áustria, e seu significado para a vida de cada um de nós. Saúdo cordialmente a todos os aqui reunidos para rezar ante Mariensäule. Agradeço-lhe, querida Eminência, por suas cálidas palavras de boas vindas ao começo de nossa celebração. Saúdo o Prefeito e demais autoridades presentes. Particularmente saúdo os jovens e representantes de comunidades católicas estrangeiras presentes na Arquidiocese de Viena, quem se reunirá logo depois desta Liturgia da Palavra na igreja e permanecerão até manhã em adoração diante do Santíssimo Sacramento. Deste modo, eles cumprirão em concreto com o que nós desejamos fazer nestes dias: com Maria, olhar a Cristo.

Desde os primeiros tempos, a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem, esteve relacionada a uma particular veneração de sua Mãe, a mulher em cujo ventre tomou forma humana, compartilhando-a inclusive no batimento de seu coração. Maria é a Mulher que acompanhou Jesus com sensibilidade e deferência através de sua vida, inclusive para sua morte na Cruz. Ao final, Ele encomendou a seu maternal amor ao discípulo amado e, com ele, a toda a humanidade. Em seu amor maternal, Maria segue tomando sob sua proteção as pessoas de todas as culturas e línguas, e os guia a todos em unidade multiforme, a Cristo. Em nossos problemas e necessidades podemos voltar para a Maria. Temos que aprender dela a aceitarmos uns aos outros amorosamente do mesmo modo com que ela aceitou todos nós: cada um como indivíduo, querido por ser quem é e amado por Deus. Na família universal de Deus, em que há lugar para todos, cada pessoas deve desenvolver seus dons pelo bem de todos.

A Mariensäule, construída pelo Imperador Ferdinand III em agradecimento pela liberação de Viena de grande perigo, e inaugurada por ele há exatamente 360 anos, também deve ser um sinal de esperança para nós hoje. Quantas pessoas, com o passar dos anos, detiveram-se ante esta coluna e levantaram os olhos para Maria em oração! Quantas experimentaram em tempos de tribulação o poder de sua intercessão! Nossa esperança cristã vai mais à frente do simples cumprimento de nossos desejos e desejos, grandes ou pequenos. Olhamos a Maria, porque ela nos assinala a grande esperança a qual fomos chamados (cf. Ef 1:18), porque ela personifica nossa verdadeira humanidade!

Isto é o que acabamos de ouvir na leitura da Carta aos Efésios: inclusive antes da criação do mundo, Deus nos escolheu em Cristo. Da eternidade nos conheceu e amou a cada um de nós! E por que nos escolheu? Para ser Santos e imaculados diante d'Ele no amor! Esta não é uma tarefa impossível: em Cristo já o cumpriu. Fomos redimidos! Em virtude de nossa comunhão com Cristo Ressuscitado, Deus nos abençoou com toda bênção espiritual. Abramos nossos corações, aceitemos este precioso legado! Então poderemos cantar, junto com Maria, os louvores de sua gloriosa graça. E se continuamos lhes trazendo nossas preocupações cotidianas à imaculada Mãe de Cristo, ajudar-nos-á a abrir nossas esperanças mais plenamente para a grande e verdadeira esperança que lhe dá sentido a nossas vidas e nos enche com a alegria profunda e imperecível.

Com estes sentimentos, eu gostaria agora me unir a vocês no olhar a Maria Imaculada, lhe confiando a sua intercessão as orações que acabam de apresentar, e implorar sua maternal proteção sobre este país e seu povo.

Santa Maria, Imaculada Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, em ti Deus nos deu o modelo da Igreja e a genuína humanidade. A ti confio a Áustria e seu povo. Ajude a todos nós a seguir seu exemplo e dirige nossas vidas completamente para Deus! Conceda-nos que, olhando a Cristo, sejamos cada vez mais como Ele: verdadeiros filhos de Deus! Então, nós também, cheios de todas as benções espirituais, seremos capazes de nos conformar cada vez mais a sua vontade e nos converter em instrumentos de sua paz para a Áustria, Europa e o mundo, Amém.


Tradução não oficial ao português de ACI Digital

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.