Hoje a Igreja celebra a dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo
REDAÇÃO CENTRAL, 18/11/2020 (ACI).- Neste dia 18 de novembro, a Igreja celebra a dedicação das Basílicas dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, templos em Roma que contêm os restos mortais destes dois grandes nomes do cristianismo e símbolos da fraternidade e da unidade da Igreja.
A Basílica de São Pedro, no Vaticano, foi construída sobre o túmulo do Apóstolo, que morreu crucificado de cabeça para baixo. No ano 323, o imperador Constantino mandou construir no local a Basílica dedicada àquele que foi o primeiro Papa da Igreja.
A atual Basílica de São Pedro demorou 170 anos para ser edificada. Começou com o Papa Nicolau V, em 1454, e foi concluída pelo Papa Urbano VIII, que a consagrou em 18 de novembro de 1626. A data coincide com a consagração da antiga Basílica.
Bramante, Rafael, Michelangelo e Bernini, famosos artistas da história, trabalharam nela, plasmando o melhor de sua arte.
A Basílica de São Pedro mede 212 metros de comprimento, 140 de largura e 133 metros de altura em sua cúpula. Não há templo no mundo que se iguale em extensão.
A Basílica de São Paulo Extramuros é, depois de São Pedro, o maior templo de Roma. Também surgiu por vontade de Constantino. Em 1823, foi quase totalmente destruída por um terrível incêndio. Leão XIII iniciou sua reconstrução e foi consagrada em 10 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX.
Um fato interessante é que, sob as janelas da nave central nas naves laterais, em mosaico, encontram-se os retratos de todos os Papas desde São Pedro até o atual, o Papa Francisco.
Em 2009, por ocasião desta celebração, o Papa Bento XVI disse que “esta festa nos proporciona a ocasião de ressaltar o significado e o valor da Igreja. Queridos jovens, amem a Igreja e cooperem com entusiasmo em sua edificação”.
Hoje começa a novena a Nossa Senhora das Graças
REDAÇÃO CENTRAL, 18/11/2020 (ACI).- “Estes raios simbolizam as graças que eu derramo sobre os que as pedem”, disse Nossa Senhora das Graças (ou da Medalha Milagrosa) à Santa Catarina Labouré, quando lhe explicava o significado de alguns dos símbolos que aparecem na medalha e que atualmente milhões de fiéis usam com devoção em todo o mundo.
A poucos dias da festa de Nossa Senhora das Graças, a ser celebrada em 27 de novembro, apresentamos uma novena, disponibilizada pelo portal Canção Nova, para pedir a intercessão da Mãe de Deus, que quis que sua imagem ficasse cunhada em um humilde objeto como sinal de seu maternal cuidado e proteção.
Sinal da cruz: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Ato de Contrição: Senhor meu, Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; pesa-me, também, de ter perdido o Céu e merecido o Inferno; e proponho-me firmemente, ajudado com o auxílio da vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amém.
Meditação do dia (abaixo, apresentamos a meditação de cada dia)
Súplica a Nossa Senhora: Para todos os dias depois da meditação.
Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante essa oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao Vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.
Rezar três Ave-Marias.
Jaculatória: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Oração final: Santíssima Virgem, eu reconheço e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, caridade, obediência, castidade, santa pureza de coração, de corpo e espírito; alcançai-me a perseverança na prática do bem, uma santa vida, uma boa morte e a graça de (pede-se uma graça) que peço com toda a confiança. Amém.
Meditação para cada dia
1º dia – Primeira aparição
Contemplemos a Virgem Imaculada em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré. A piedosa noviça, guiada por seu Anjo da Guarda, é apresentada à Imaculada Senhora. Consideremos sua inefável alegria. Seremos também felizes como Santa Catarina se trabalharmos com ardor na nossa santificação. Gozaremos as delícias do Paraíso se nos privarmos dos gozos terrenos.
2º dia – Lágrimas de Maria
Contemplemos Maria chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo, pensando que o coração de seu Filho seria ultrajado na cruz, escarnecido, e seus filhos prediletos perseguidos. Confiemos na Virgem compassiva e também participemos do fruto de suas lágrimas.
3º dia – Proteção de Maria
Contemplemos Nossa Imaculada Mãe, dizendo, em suas aparições, a Santa Catarina: “Eu mesma estarei convosco: não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças”. Sede para mim, Virgem Imaculada, o escudo e a defesa em todas as necessidades.
4º dia – Segunda aparição
Estando Santa Catarina Labouré em oração, a 27 de novembro de 1830, apareceu-lhe a Virgem Maria, formosíssima, esmagando a cabeça da serpente infernal. Nessa aparição, vemos seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação. Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor.
As graças para aqueles que mais pedem
5º dia – As mãos de Maria
Contemplemos, hoje, Maria desprendendo de suas mãos raios luminosos. Estes raios, disse Ela, são a figura das graças “que derramo sobre todos aqueles que mas pedem e aos que trazem com fé a minha medalha”. Não desperdicemos tantas graças! Peçamos, com fervor, humildade e perseverança, pois Maria Imaculada nos alcançará.
6º dia – Terceira aparição
Contemplemos Maria aparecendo a Santa Catarina, radiante de luz, cheia de bondade, rodeada de estrelas, mandando cunhar uma medalha e prometendo muitas graças a todos que a trouxerem com devoção e amor. Guardemos fervorosamente a Santa Medalha, pois, como um escudo, ela nos protegerá dos perigos.
7º dia – Súplica
Ó Virgem Milagrosa, Rainha Excelsa Imaculada Senhora, sede minha advogada, meu refúgio e asilo nesta terra, meu consolo nas tristezas e aflições, minha fortaleza e advogada na hora da morte.
8º dia – Súplica
Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa, fazei com que esses raios luminosos que irradiam de vossas mãos virginais iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem e abrasem meu coração, vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.
9º dia – Súplica
Ó Mãe Imaculada, fazei com que a cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos, suavize as penas da vida presente e conduza-me à vida eterna.
Dom Esmeraldo é nomeado Bispo da Diocese de Araçuaí
Vaticano, 18/11/2020 (ACI).- O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 18 de novembro, como Bispo de Araçuaí (MG) Dom Esmeraldo Barreto de Farias, atual Bispo auxiliar de São Luís (MA).
Nascido em 4 de julho de 1949, em Santo Antônio de Jesus(BA), Dom Esmeraldo cursou Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Salvador da Bahia. É membro do Instituto do Prado.
Foi ordenado sacerdote em 9 de janeiro de 1977, na Diocese de Amargosa (BA), e foi nomeado Bispo de Paulo Afonso (BA) em 22 de março de 2000, tendo recebido a ordenação episcopal em 11 de junho do mesmo ano.
Em 28 de fevereiro de 2007, foi nomeado Bispo da Diocese de Santarém (PA) e, em 30 de novembro de 2011, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Porto Velho (RO).
Dom Esmeraldo foi nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís em 18 de março de 2015, função que exercia até então.
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi membro do Conselho Permanente e Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (2007-2011).
Confira também:
Papa Francisco aceita renúncia de Bispo de Piracicaba e nomeia sucessor https://t.co/fHaoUf2250
— ACI Digital (@acidigital) November 11, 2020
Papa Francisco sugere imitar a oração da Virgem Maria
Vaticano, 18/11/2020 (ACI).- O Papa Francisco sugeriu, na Audiência Geral de quarta-feira, 18 de novembro, imitar a oração da Virgem Maria para ter um coração aberto a Deus com humildade e dizer com confiança: “Senhor, aquilo que quiser, quando quiser, e como quiser!"
Continuando com sua série de catequeses sobre a oração, o Santo Padre destacou a Virgem Maria como “mulher de oração” e acrescentou que “Maria pertence à grande multidão daqueles humildes de coração que os historiadores oficiais não inserem em seus livros, mas com quem Deus preparou a vinda de seu Filho”.
“Quando o mundo ainda a ignora, quando ela é uma simples jovem futura esposa de um homem da casa de Davi, Maria reza. Podemos imaginar a jovem de Nazaré recolhida em silêncio, em contínuo diálogo com Deus, que logo lhe confiaria a sua missão. Ela já está cheia de graça e imaculada desde a concepção, mas ainda não sabe nada de sua surpreendente e extraordinária vocação e do mar tempestuoso que terá de enfrentar”, disse o Papa.
Nesse sentido, o Pontífice lembrou que Maria estava em oração quando o arcanjo Gabriel a encontrou em Nazaré para anunciar que ela seria a Mãe de Deus. “Seu eis-me aqui', pequeno e imenso, que naquele momento faz toda a criação saltar de alegria, foi precedido na história da salvação por muitos outros 'eis-me aqui', por muitas obediências confiantes, muitas disponibilidades à vontade de Deus".
“Não há melhor modo de rezar do que colocar-se como Maria em atitude de abertura, coração aberto a Deus: ‘Senhor, aquilo que quiser, quando quiser, e como quiser!’ O coração aberto à vontade de Deus e Deus responde sempre. Quantos fiéis vivem deste modo a sua oração! Aqueles que são humildes de coração rezam assim, com humildade essencial, com humildade simples. “Senhor, aquilo que quiser, quando quiser, e como quiser”, advertiu.
Deste modo, o Papa convidou-nos a rezar com humildade sem nos irritar “porque os dias são cheios de problemas, mas indo ao encontro da realidade e sabendo que no amor humilde, oferecido em cada situação, nos tornamos instrumentos da graça de Deus” e acrescentou que é uma oração simples que nos permite colocar “a nossa vida nas mãos do Senhor para que seja ele a nos guiar”. “Todos nós podemos rezar assim, quase sem palavras, simples. ‘Senhor, aquilo que quiser, quando quiser, e como quiser’”.
“A oração acalma as nossas inquietudes, mas nós somos inquietos, queremos as coisas antes de pedirmos, queremos rápido, rápido. A vida não é assim. Essa inquietude nos faz mal. A oração acalma a inquietude, sabe transformá-la em disponibilidade. Estou inquieto, rezo e a oração me abre o coração e me torna disponível à vontade de Deus”, explicou.
Neste sentido, o Santo Padre destacou que, na Anunciação, a Virgem Maria soube “rejeitar o medo, apesar de ter previsto que o seu “sim” lhe teria dado provações muito duras” e acrescentou que “se na oração entendemos que cada dia doado por Deus é um chamado, então alargamos os nossos corações e acolhemos tudo. Aprende-se a dizer: ‘Aquilo que quiser, Senhor’. Prometa-me apenas que estará comigo a cada passo do meu caminho”.
“Isso é importante, pedir ao Senhor a sua presença a cada passo do nosso caminho. Que Ele não nos deixe sozinho, que não nos abandone na tentação, que não nos abandone nos momentos difíceis. O final do Pai-Nosso é assim, a graça que Jesus nos ensinou a pedir ao Senhor”, acrescentou.
Além disso, o Papa recordou que a Virgem Maria acompanhou na oração “toda a vida de Jesus, até sua morte e ressurreição; e no final acompanha os primeiros passos da Igreja nascente.” “É a mãe de Jesus que reza com eles, em comunidade, como uma da comunidade. Reza com eles e por eles. E, mais uma vez, a sua oração precede o futuro que está prestes a acontecer: por obra do Espírito Santo tornou-se Mãe de Deus e, por obra do mesmo Espírito, torna-se Mãe da Igreja.”
“Rezando com a Igreja nascente, torna-se mãe da Igreja, acompanha os discípulos nos primeiros passos da Igreja. Na oração esperando o Espírito Santo e depois nos primeiros passos, em silêncio, sempre em silêncio. A oração de Maria é silenciosa”, frisou.
Por isso, o Papa recordou que o Catecismo da Igreja Católica explica que “na fé da sua humilde escrava, o dom de Deus, isto é, o Espírito Santo, encontra o acolhimento que espera”.
Da mesma forma, o Santo Padre sublinhou que o Evangelho descreve a presença da Virgem Maria “em momentos cruciais” porque “é a voz de Deus que guia o seu coração e seus passos onde sua presença é necessária. Presença silenciosa de mãe e discípula” e explicou que “Maria está presente porque é mãe, mas também porque é a primeira discípula, porque aprendeu por primeiro as coisas de Jesus... Ela é a primeira discípula, reza como Mãe e reza como discípula”.
Por fim, o Papa Francisco destacou que São Lucas retrata a Mãe do Senhor no Evangelho da infância, destacando que “Maria guardava todas essas coisas e as meditava em seu coração” e explicou que “tudo o que acontece ao seu redor acaba tendo um reflexo no fundo do seu coração: os dias cheios de alegria, como os momentos mais sombrios, quando também ela tem dificuldade em compreender o caminho da Redenção. Tudo termina no seu coração, para que passe pelo crivo da oração e seja transfigurado por ela”.
“Sejam os presentes dos Magos, ou a fuga ao Egito, até aquela tremenda sexta-feira da paixão: a Mãe guarda tudo e leva ao seu diálogo com Deus. Alguns compararam o coração de Maria com uma pérola de esplendor incomparável, formada e suavizada pela paciente acolhida da vontade de Deus através dos mistérios de Jesus meditados na oração”.
Por isso o Papa exortou “Que bonito se também nós pudermos ser um pouco semelhantes à nossa Mãe! Com o coração aberto à Palavra de Deus, com o coração em silêncio, obediente, com o coração que sabe acolher a Palavra de Deus e a deixa crescer como uma semente para o bem da Igreja”.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Hoje começa a novena a Nossa Senhora das Graças https://t.co/2SoPcuW4L7
— ACI Digital (@acidigital) November 18, 2020
Furacão Iota faz estragos em pelo menos uma igreja e um seminário na Nicarágua
MANÁGUA, 18/11/2020 (ACI).- Pelo menos uma igreja e um seminário foram gravemente afetados pelo furacão Iota em sua passagem pela Nicarágua, onde tocou a terra às 21h41 de 16 de novembro; depois de passar pela costa atlântica da Colômbia, onde também deixou milhares de vítimas.
Iota chegou à Nicarágua como um furacão de categoria 5 na escala Saffi-Simpson. Atualmente, o fenômeno natural foi degradado para a categoria 1 e está a cerca de 190 km a leste da cidade de El Paraíso (Honduras).
A Nicarágua foi afetada pelo Iota sem ter se recuperado do furacão Eta, que atingiu o país centro-americano em 3 de novembro, deixando casas e ruas destruídas e milhares de vítimas e dois falecidos.
Agora, com Iota, a igreja de São Pedro Apóstolo, em Puerto Cabezas, e o Seminário Menor da Diocese de Siuna, em Bilwi (Nicarágua), foram danificados. O seminário, cujo telhado foi derrubado pelo furacão Eta, agora está quase completamente destruído.
Em um vídeo da Diocese de Siuna, uma religiosa refugiada junto com outras irmãs e jovens no Seminário Menor de Bilwi, pediu aos fiéis orações para que “Deus proteja seu povo” durante o desenvolvimento do furacão e também fez um chamado à solidariedade.
A religiosa contou que o pouco que restou do Colégio Niño Jesús, localizado próximo ao seminário, após a passagem do furacão Eta, foi quase “totalmente” destruído pelo furacão Iota. “Rezem por nós e depois colaborem conosco em solidariedade [...]. Especialmente, pedimos agora que o Senhor Jesus nos ajude e nos proteja”, disse.
A Igreja Católica de São Pedro Apóstolo, em Puerto Cabezas, e bairros vizinhos também sofreu graves danos. O Pe. Javier Plá, vigário da paróquia, pediu em um vídeo publicado na diocese de Siuna, que continuem rezando a Deus para protegê-los e chamou os fiéis a se ajudarem mutuamente.
“Continuamos rezando. Protege-nos Senhor, ajuda-nos nestes momentos, vivemos num lugar muito vulnerável, muito fraco, as nossas casas não aguentam [...] dá-nos essa capacidade de ver como podemos prevenir nas nossas casas e se vemos que é tão frágil, busquemos um albergue, outra casa de alguns irmãos que abram as suas portas para nos ajudar nestes momentos”, disse.
#NicaraguaIota #EnElVideo Iglesia católica San Pedro, Puerto Cabezas y barrios aledaños reciben vientos del huracán #Iota. pic.twitter.com/MeHANnCFma
— Radio 580 Nicaragua (@radio580nic) November 16, 2020
Furacão Iota
O centro do olho do furacão localizou-se a cerca de 39 km de Haulover e cerca de 55 km a leste de Bilwi ou Puerto Cabezas, cidades na Região Autônoma do Caribe Norte da Nicarágua, que foram atingidas pelo furacão Eta, em 3 de novembro. Segundo as autoridades nicaraguenses, o fenômeno deve se dissipar na quarta-feira.
O fenômeno atingiu ventos sustentados de até 260 quilômetros por hora e causou chuvas torrenciais que inundaram ruas inteiras e geraram ventos catastróficos que soltaram telhados de casas, árvores e postes de luz, o que resultou no colapso das linhas de transmissão. Até o momento, são 155 mil vítimas em Cartagena (Colômbia) e muitas outras em Bilwi (Nicarágua).
Dias antes do impacto, as 50 mil pessoas que vivem no chamado Triângulo da Mineração foram evacuadas. Cerca de 350 famílias foram evacuadas em Holouver, onde a maioria dos habitantes são indígenas de origem Miskito, uma comunidade dedicada à pesca artesanal e ao turismo. O governo da Nicarágua evacuou mais de 40 mil famílias em 250 abrigos de emergência.
Vários países estão alertas para a periculosidade do fenômeno, como Nicarágua, Honduras, Guatemala, El Salvador, Panamá e Colômbia.
Muitas pessoas que tentavam se recuperar do furacão Eta foram forçadas a evacuar novamente o que restou de suas casas e ficar em abrigos. O furacão Eta deixou centenas de milhares de desabrigados e mais de 260 mortos e dezenas de desaparecidos na América Central.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Furacão Iota: Instituições de caridade católicas se preparam para um impacto devastador na América Central https://t.co/NmJwtvvkPp
— ACI Digital (@acidigital) November 17, 2020
Presidente dos bispos dos EUA: Biden quer preservar a sentença abortista Roe vs. Wade
WASHINGTON DC, 18/11/2020 (ACI).- O Arcebispo de Los Angeles e presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom José Gomez, alertou que o presidente eleito Joe Biden pretende preservar a sentença Roe vs. Wade que legalizou o aborto no país na década de 1970, assim como rejeitar a Emenda Hyde, que atualmente impede o uso de verbas federais para essa prática.
Assim indicou o Prelado nesta terça-feira, 17 de novembro, durante o seu discurso na Assembleia Plenária dos Bispos norte-americanos que está ocorrendo de forma virtual.
Embora o presidente eleito “tenha nos dado razões para acreditar que seu compromisso de fé o moverá a apoiar algumas boas políticas” relacionadas à reforma migratória e ao racismo, “também nos deu motivos para acreditar que apoiará políticas contrárias a alguns valores fundamentais que nos são caros como católicos”, lamentou o Prelado.
“Essas políticas incluem a rejeição da Emenda Hyde e a preservação da sentença Roe vs. Wade. Todas essas políticas minam nossa prioridade absoluta de eliminação do aborto”, enfatizou o Arcebispo.
As políticas contrárias aos valores fundamentais, continuou Dom Gomez, incluem a restituição do mandato abortista aprovado durante a administração de Barack Obama que obriga as instituições a oferecer planos de saúde que incluam esterilização, anticoncepcionais e aborto, “assim como a aprovação da lei sobre igualdade e tratamento desigual das escolas católicas”.
A lei da igualdade busca defender a ideologia de gênero nos Estados Unidos e, nesse sentido, a agenda LGBT no país. No final de outubro, Biden disse que essa norma deveria ser "uma prioridade legislativa durante meus primeiros 100 dias, uma prioridade à qual Donald Trump se opõe".
Dom Gomez explicou que as políticas que chamou de contrárias aos valores fundamentais são “uma séria ameaça ao bem comum quando um político as apoia. Opusemo-nos forte e amplamente a estas políticas e continuaremos fazendo”.
“Quando os políticos que professam a fé católica as apoiam, surgem problemas adicionais. Entre outras coisas, cria confusão entre os fiéis sobre o que a Igreja realmente ensina sobre esses temas. Então essa é uma situação difícil e complexa”, finalizou.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Multinacional abortista celebra Joe Biden como presidente dos Estados Unidos https://t.co/q5WAocF0ag
— ACI Digital (@acidigital) November 10, 2020
Papa destaca aos jovens o valor da pureza e do respeito pela dignidade da mulher
Vaticano, 18/11/2020 (ACI).- O Papa Francisco destacou aos jovens a importância do “valor da pureza, do respeito pelo corpo humano e a dignidade da mulher”.
Assim indicou o Santo Padre durante a Audiência Geral de 18 de novembro na biblioteca do Palácio Apostólico.
Ao saudar os fiéis de língua polonesa, o Pontífice recordou a memória litúrgica da Beata Carolina Kόzka, virgem e mártir, que “aos 16 anos sofreu a morte pelo martírio em defesa da virtude da castidade”.
“Com o seu exemplo, indica ainda hoje, sobretudo aos jovens, o valor da pureza, do respeito pelo corpo humano e a dignidade da mulher”, advertiu o Papa.
Nesta linha, o Santo Padre alentou a confiar “na sua intercessão, para que os ajude a testemunhar com coragem as virtudes cristãs e os valores evangélicos”.
Carolina Kózka é considerada a "Maria Goretti" da Polônia. Nasceu em 22 de agosto de 1898 e foi assassinada em 1914 para evitar que um soldado russo a estuprasse. Tinha 16 anos.
São João Paulo II beatificou Carolina em 10 de junho de 1987 e para os poloneses ela é um símbolo da pureza das mulheres jovens.
Na homilia daquela celebração, São João Paulo II salientou que os santos “dão testemunho da grande dignidade do homem” e acrescentou que “dar testemunho de Cristo crucificado e ressuscitado, por nós e para a nossa salvação, significa dar testemunho ao mesmo tempo da dignidade que o homem tem diante de Deus”.
Nesse sentido, o Papa polonês disse que Carolina Kózka “tinha consciência dessa dignidade, consciência dessa vocação” que entregou a sua jovem vida “para defender a dignidade das mulheres”.
Por isso, São João Paulo convida, através da figura desta beata polonesa, a perseverar no testemunho, como Carolina que deu "testemunho de vida através da morte".
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Papa Francisco sugere imitar a oração da Virgem Maria https://t.co/rX3BZYV3Lq
— ACI Digital (@acidigital) November 18, 2020
Colômbia: Bispos pedem solidariedade com atingidos pelo furacão Iota
Cartagena, 18/11/2020 (ACI).- A Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) expressou sua proximidade com as pessoas que sofrem por causa dos furacões no país e chamou os fiéis à solidariedade com os afetados.
O furacão Iota, de categoria 5, o nível mais alto na escala de intensidade, atingiu o Caribe colombiano na segunda-feira e estima-se que a área mais afetada tenha sido a ilha de Providencia, onde deixou 98% da infraestrutura danificada. Também atingiu a ilha de San Andrés.
#Colombia🇨🇴 | El huracán #Iota ha causado una gran destrucción en la infraestructura de las costas colombianas, las más afectadas han sido San Andrés y Providencia, sumando miles de personas damnificadas, y de momento una fallecida. #N4V pic.twitter.com/ZpLPrXcfzk
— Noticias 4Visión (@noticias4vision) November 17, 2020
O presidente da Colômbia, Iván Duque, indicou que é "a primeira vez na história de nosso país que vemos um furacão de categoria 5 atingir nosso território" e fez "um grande apelo ao setor privado e à sociedade colombiana" para prestar assistência nesta emergência.
Além disso, o país vem enfrentando uma temporada de chuvas, que já atingiu 11 municípios e mais de 28 mil vítimas de chuvas e inundações no departamento de Chocó, o mais pobre da Colômbia.
📢 #SOS: Ola invernal en el Chocó afecta gravemente a comunidades indígenas del río Dubaza en el municipio de Alto Baudó. @luiskankui. pic.twitter.com/4wgSwBo3aK
— Organización Nacional Indígena de Colombia - ONIC (@ONIC_Colombia) October 20, 2016
Em um comunicado, a Conferência Episcopal expressou sua proximidade fraterna com todas as vítimas, especialmente com as “comunidades até agora mais afetadas, no território das Arquidioceses de Cartagena e Santa Fé de Antioquia, as Dioceses de Quibdó e Istmina - Tadó e o Vicariato Apostólico de San Andrés e Providencia”.
Os bispos indicaram que pedem a Deus pelo descanso dos falecidos, pelo "consolo para os seus entes queridos, a rápida recuperação dos feridos e doentes, a força para os que perderam as suas casas e outros meios de subsistência".
A conferência destacou que, por meio da Secretaria Nacional de Pastoral Social (SNPS), foram lançadas ações humanitárias para atender à emergência, assim como os Bancos de Alimentos das jurisdições eclesiásticas.
#TiendeTuMano |🤝"Tiende la mano a quienes lo necesitan"🤝
— Cáritas Colombiana (@pastoralsocialc) November 17, 2020
Campaña de solidaridad para ayudar a los damnificados de la ola invernal y el paso de huracanes
También puede desarrollar su donación electrónica en el siguiente enlace: https://t.co/fEJd9tOdKr pic.twitter.com/5TY30Hr3oA
“As dimensões dessas tragédias são imensas e as consequências devastadoras. Por isso, fazemos um apelo urgente à solidariedade de todo o povo colombiano, para que seja possível aliviar a dor dos irmãos que foram afetados por estas catástrofes”, pediu.
Para prestar assistência, a conferência indicou que foram abertos canais para receber doações nas dioceses das áreas mais afetadas e exortou as comunidades a rezar para que "Deus nos conceda superar essas situações tão difíceis".
“Ele nos conforta em todas as nossas lutas, para que nós também possamos consolar aqueles que estão em todas as tribulações”, concluiu.
As doações podem ser feitas às dioceses ou por meio de uma conta nacional que será publicada nas páginas oficiais da CEC e SNPS.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Furacão Iota faz estragos em pelo menos uma igreja e um seminário na Nicarágua https://t.co/Vd3faFVBAi
— ACI Digital (@acidigital) November 18, 2020
Sacerdote defende as raízes cristãs do Líbano diante do discurso político do Hezbollah
BEIRUTE, 18/11/2020 (ACI).- O provincial dos Padres Carmelitas Descalços do Líbano, Pe. Raymond Abdo, defendeu as raízes cristãs deste país do Oriente Médio e desmentiu o discurso político do grupo terrorista Hezbollah de que a terra do Líbano era muçulmana.
Em entrevista à Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), o Pe. Abdo indicou que o Líbano “é cristão pelas suas raízes com Jesus Cristo”, o que se reflete no símbolo do país, o cedro, “como símbolo da sua existência eterna”.
“Os cedros do Líbano são os cedros com que Salomão fez o templo de Deus, porque o cedro tem cheiro parecido ao incenso. É uma árvore que pode viver 2 mil anos, são símbolo da eternidade”, acrescentou.
O sacerdote destacou que, como a Terra Santa, as "mudanças demográficas do tempo não devem influenciar" a realidade da base cristã do Líbano, e lamentou que atualmente exista um discurso político do Hezbollah "que diga falsamente que a terra do Líbano era muçulmana. Eles querem até criar uma república islâmica no Líbano”.
O Hezbollah, grupo islâmico xiita nascido no Líbano em 1982, recebe apoio do Irã e é classificado como organização terrorista pela União Europeia, Estados Unidos e outros países.
Em suas declarações à ACN, o sacerdote explicou que “a importância dos cristãos do Líbano não é apenas numérica, os números podem mudar muito, mas a essência desta Igreja é muito importante e simbólica”.
Pe. Abdo destacou que a comunidade cristã no Líbano tem suas origens no tempo de Jesus Cristo, e destacou que atualmente no país é a Igreja Maronita, que nasceu no século IV - V de São Maron, a maior comunidade.
“Essa comunidade vivia primeiro na Síria, em uma região próxima ao Líbano. Nos séculos VIII e IX, esta comunidade buscou paz e refúgio no Líbano, fugindo das perseguições dos jacobitas. Desde então, existe uma comunidade maronita que se distingue por uma identidade muito forte de fidelidade a Roma, ao Papa”, indicou.
O sacerdote assinalou que fora do país também existe uma grande comunidade libanesa, principalmente no Brasil, onde vivem quase seis milhões de fiéis.
“Também existe uma grande comunidade na Argentina, no México, no Chile, em todos os países da América Latina, mas a maioria está no Brasil. Nos Estados Unidos são mais de dois milhões”, acrescentou.
Além disso, indicou que o grande número de pessoas fora do Líbano é uma prova do que o país tem sofrido, onde genocídios como o dos drusos contra os cristãos em 1840 e 1860 levaram vários cidadãos a deixar o país.
“Acredito que quando o Senhor pede a essas pessoas que saiam do Líbano, é para dar um testemunho, é para divulgar a palavra de Deus, a experiência de Cristo”, frisou.
Da mesma forma, o sacerdote comentou sobre a situação dos imigrantes no país, que vivem em pelo menos dez campos de refugiados.
“Eles têm sua lei, estão protegidos, têm legislação particular no país, mas contribuem para a desestabilização do Líbano porque também há terroristas entre eles que buscam refúgio nesses campos”, lamentou.
Pe. Abdo destacou que a situação econômica do país é crítica e que ao nível das infraestruturas não conseguem lidar com o número de imigrantes que se encontram no país, o que tem levado a uma deficiência no fornecimento de energia elétrica.
“A infraestrutura do país é muito pequena e as pessoas são muito numerosas. Essa é a causa de uma crise econômica, de problemas sociais muito grandes e de tensões políticas que não se sabe para onde irão”, frisou.
Finalmente, indicou que a crise de saúde devido ao coronavírus agravou a difícil situação no Líbano.
ACN indicou que está realizando uma campanha de “cinco milhões de euros para a reconstrução do país depois da terrível explosão de 4 de agosto”, que deixou mais de 200 mortos, mais de seis mil feridos e 300 mil casas destruídas.
Na tarde de 4 de agosto, a explosão de 2.750 toneladas de nitrato de amônio em um depósito no porto de Beirute deixou grande parte da cidade destruída. A magnitude foi tão grande que chegou a ser sentida a 240 quilômetros de seu epicentro, na ilha de Chipre.
Você pode doar para Ajuda à Igreja que Sofre AQUI.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Papa Francisco sugere imitar a oração da Virgem Maria https://t.co/rX3BZYV3Lq
— ACI Digital (@acidigital) November 18, 2020
Vaticano pede explicações ao Instagram por "like" do perfil do Papa a foto erótica
Vaticano, 18/11/2020 (ACI).- O Vaticano pediu à rede social Instagram uma explicação pelo “like” (eu gosto) da conta oficial do Papa Francisco, @franciscus, a uma foto erótica de uma modelo brasileira. Segundo informações da direção da Sala de Imprensa do Vaticano concedidas à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, a interação não ocorreu a partir da Santa Sé.
“Podemos descartar que o 'like' proceda da Santa Sé, que se dirigiu ao Instagram para obter explicações”, foi a resposta que a Sala de Imprensa do Vaticano deu neste dia 18 de novembro à pergunta da ACI Prensa.
A surpresa aumentou quando a modelo brasileira, Natalia Garibotto, afirmou que o perfil do Pontífice no Instagram havia dado um "like" a uma das fotos publicadas em sua conta. Na imagem, a jovem aparece vestida como aluna de colégio, com uma minissaia em pose provocadora, embora agora não haja nenhum rastro desta interação.
O site especializado em esportes Barstool Sports, no dia 13 de novembro, informou sobre o suposto "like" e entrou em contato com a modelo, que garantiu que lhe parecia "realmente divertido" receber um like da conta do Papa Francisco.
Além disso, em seu perfil no Twitter, a modelo brincou dizendo: “ao menos irei ao céu”.
Garibotto publicou ao dia seguinte um vídeo no Instagram mostrando as capturas de tela com o “like” da conta do Papa, e incluiu uma desrespeitosa montagem fotográfica do Santo Padre abraçando-a pelas costas.
Além disso, a empresa de publicidade e administração de Garibotto, COY Co., usou o "like" da conta papal para fins publicitários, publicando em sua conta na sexta-feira que a empresa havia "recebido a BÊNÇÃO OFICIAL DO PAPA".
Nem Garibotto nem a conta oficial do Papa Francisco se seguem no Instagram. A conta do Pontífice no Instagram não segue nenhuma outra conta.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Funcionário do Vaticano usou rede social do Papa para ver fotos eróticas? https://t.co/zCR5w9OTde
— ACI Digital (@acidigital) November 17, 2020
Presidente da Argentina anunciou o envio do projeto de legalização do aborto ao Parlamento
Buenos Aires, 18/11/2020 (ACI).- O presidente da Argentina, Alberto Fernández, confirmou que enviará ao Congresso da Nação o projeto de legalização do aborto junto com um programa de fortalecimento da gestante e dos primeiros três anos de vida da criança.
“O primeiro deles legaliza a ‘Interrupção Voluntária da Gravidez’ e garante que o sistema de saúde permita que seja realizada em condições sanitárias que garantam sua saúde e vida”, disse Fernández em mensagem de vídeo no dia 17 de novembro.
“O segundo institui o programa dos mil dias para fortalecer a atenção integral à saúde da mulher durante a gravidez e de seus filhos e filhas nos primeiros anos de vida”, acrescentou.
Siempre fue mi compromiso que el Estado acompañe a todas las personas gestantes en sus proyectos de maternidad y cuide la vida y la salud de quienes deciden interrumpir su embarazo. El Estado no debe desentenderse de ninguna de estas realidades.#QueSeaLey pic.twitter.com/V7Lr6wBmuB
— Alberto Fernández (@alferdez) November 17, 2020
O mandatário garantiu que sua “convicção” é que “o Estado acompanhe todas as gestantes em seu projeto de maternidade, mas também é responsabilidade do Estado cuidar da vida e da saúde de quem decide interromper a gravidez nos primeiros momentos de seu desenvolvimento”.
Afirmou que “a criminalização do aborto foi inútil, só permitiu que os abortos ocorressem clandestinamente em números preocupantes. Cerca de 38 mil mulheres são hospitalizadas a cada ano por abortos mal realizados. Desde a recuperação da democracia, mais de 3 mil mulheres morreram por esta causa”.
“A legalização do aborto salva a vida das mulheres e preserva sua capacidade reprodutiva, muitas vezes afetada por esses abortos inseguros”.
“Não aumenta a quantidade de abortos nem os promove. Só resolve um problema que afeta a saúde pública”, assim como na Cidade do México e no Uruguai que diminuíram “os abortos e as mortes que eles causam”, garantiu Fernández.
“Fornecer cobertura no sistema de saúde também facilita o acesso a métodos anticoncepcionais para prevenir gravidez indesejada”.
Fernández, que chegou à presidência com a Frente de Todos, garantiu que “a legalização do aborto não implica um ônus extra para o sistema de saúde” já que “os procedimentos validados e utilizados com as normas da Organização Mundial de Saúde são principalmente ambulatoriais, não cirúrgicos ou farmacológicos”.
“O debate não é dizer 'sim' ou 'não' ao aborto, os abortos ocorrem de forma clandestina e colocam em risco a vida e a saúde das mulheres que se submetem a eles. Portanto, o dilema que devemos operar é se o aborto é feito clandestinamente ou no sistema de saúde argentino”, disse o mandatário.
Fernández disse que espera um "debate franco no marco do diálogo democrático".
“Cuidemos do respeito por quem pensa de uma maneira diferente à nossa. As diferenças nos tornam uma sociedade plural e enriquecem a democracia que tanto nos esforçamos para consolidar”, acrescentou.
“Por convicção pessoal, tenho a certeza de que estamos respondendo a uma realidade que afeta a saúde pública e que com isso estamos ampliando direitos em uma sociedade que exige isso. Que seja lei”, exigiu.
A promessa eleitoral de Fernández de apresentar o projeto de legalização do aborto foi adiada devido à pandemia do coronavírus, que até hoje já infectou 1.318.384 pessoas e já causou a morte de outras 35.727 pessoas no país
Nestes meses, organizações e profissionais de saúde dedicados à defesa da vida rejeitaram o envio iminente do projeto antivida.
A Conferência Episcopal da Argentina e outras instituições criticaram a insistência de querer legalizar o aborto, levando em consideração que em agosto de 2018 um projeto de lei anterior foi rejeitado no Congresso.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Presidente dos bispos dos EUA: Biden quer preservar a sentença abortista Roe vs. Wade https://t.co/IYTnQbVWPU
— ACI Digital (@acidigital) November 18, 2020
Papa celebra a dedicação das Basílicas Pontifícias de São Pedro e São Paulo
Vaticano, 18/11/2020 (ACI).- Ao finalizar a audiência geral, o Santo Padre lembrou que nesta quarta-feira, 18 de novembro, a Igreja celebra a dedicação das Basílicas Pontifícias de São Pedro do Vaticano e de São Paulo Extramuros, e destacou que esta data põe em destaque o significado da Igreja, edifício sagrado onde se reúnem os fiéis e que desperta em todos a consciência de que cada um é chamado a ser templo vivo de Deus.
“Hoje celebramos a Dedicação da Basílica de São Pedro no Vaticano e de São Paulo Extramuros. Esta data traz o foco sobre o significado da igreja, edifício sagrado”.
A atual Basílica de São Pedro do Vaticano data do ano 1454 e sua construção durou mais de 170 anos. A construção teve início durante o pontificado de Nicolau V e terminou na época de Urbano VIII. O edifício, do qual se destaca a imponente cúpula erguida por Michelangelo como símbolo universal, foi erguido sobre um anterior do ano 323, ordenado construir pelo imperador romano Constantino para guardar o túmulo de São Pedro.
Por sua vez, a Basílica de São Paulo Extramuros data do tempo do Imperador Teodósio, sucessor de Constantino, embora tenha sido quase totalmente reconstruída por causa de um incêndio em 1823. Salvou-se apenas a ábside e o cruzeiro do templo, decorados com uns valiosos mosaicos medievais que tiveram que ser restaurados após o incêndio.
Um fato interessante, na Basílica de São Paulo Extramuros encontram-se os retratos de todos os Papas, de São Pedro a Francisco, dispostos cronologicamente ao longo de suas naves.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Hoje a Igreja celebra a dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo https://t.co/QTYmKMCeZC
— ACI Digital (@acidigital) November 18, 2020
Polícia interrompe um batizado em igreja devido às restrições do coronavírus
LONDRES, 18/11/2020 (ACI).- A Polícia de Londres (Inglaterra) interrompeu um batizado em uma igreja batista no domingo, 15 de novembro, seguindo as restrições impostas pelo Governo e que incluem a proibição de casamentos e batizados devido à segunda onda do coronavírus. As medidas foram criticadas pelos bispos católicos da Inglaterra e do País de Gales.
Um pastor da The Angel Church presidia um batizado com aproximadamente 30 pessoas, em violação das restrições sanitárias. A Polícia Metropolitana de Londres interrompeu o evento e se posicionou fora do templo para evitar que mais pessoas entrassem, informou a BBC News.
Após a operação policial, o pastor Regan King concordou em realizar o evento fora da igreja. De acordo com o Evening Standard, 15 pessoas permaneceram dentro e outras 15 foram para fora rezar.
O Governo do Reino Unido estabeleceu várias medidas, como o fechamento de bares, restaurantes e negócios "não essenciais" por quatro semanas devido à segunda onda do coronavírus.
As igrejas podem abrir para funerais e "orações individuais", mas não para "o culto público".
O primeiro confinamento, também com o fechamento de igrejas, ocorreu entre os dias 23 de março e 15 de junho.
Os bispos católicos criticaram as medidas para este novo confinamento. O Cardeal Vincent Nichols, Arcebispo de Westminster, e Dom Malcolm Mahon, Arcebispo de Liverpool, divulgaram um comunicado em 31 de outubro no qual indicavam que o fechamento de igrejas causaria "profunda angústia".
“Embora entendamos as muitas e difíceis decisões do governo, ainda não vimos evidências que tornem a proibição do culto público, com todos os seus custos humanos, um elemento produtivo no combate ao vírus”, indicaram.
Os leigos católicos também se opuseram às novas restrições, como Sir Edward Leigh, presidente de The Catholic Union, que disse que as restrições "são uma grande ofensa aos católicos de todo o país".
Mais de 32 mil pessoas assinaram uma petição pedindo ao Parlamento que permita "o culto corporativo e o canto das congregações" em locais de culto.
Antes do segundo confinamento, o Cardeal Nichols disse à CNA - a agência em inglês do Grupo ACI - que uma das piores consequências do primeiro bloqueio foi que as pessoas foram "cruelmente separadas" de seus entes queridos que estavam doentes.
Também previu algumas “mudanças” na Igreja, como a participação remota na Missa por parte dos católicos.
“A vida sacramental da Igreja é corporal. É tangível. Está na substância do sacramento e do corpo reunido. Espero que desta vez, para muitos, o jejum eucarístico nos dê um sabor adicional e aguçado do verdadeiro Corpo e Sangue do Senhor”.
Publicado originalmente em CNA.
Confira também:
Milhares de católicos pedem em vigília a retomada das Missas públicas na França https://t.co/uJ9crgCiSF
— ACI Digital (@acidigital) November 17, 2020