AMIGO VALLEJO, Carlos


Nascimento: Nasceu em 23 de agosto de 1934 em Medina de Rioseco, Arquidiocese de Valladolid, Espanha.

Educação: Inicia seus estudos na Faculdade de Medicina de Valladolid. Em pouco tempo, abandona seus estudos e ingressa no noviciado da Ordem do Frades Menores (franciscanos). Tempo depois se ordena sacerdote e viaja a Roma, onde cursou estudos de Filosofia. Em seguida viaja à Espanha e estuda psicologia na Universidade Central de Madri.

Sacerdócio: Ordenado em 17 de agosto de 1960. Viaja a Roma e em seguida a Madri, onde realiza trabalhos pastorais. Em ambas as cidades cursou estudos. Além disso, ministra aulas de filosofia da ciência e antropologia em diversos centros de estudos. Em 1970 é nomeado Provincial da Província Franciscana de Santiago.

Episcopado: Em 17 de dezembro de 1973 é nomeado Arcebispo de Tanger, Marrocos. Consagrado em 28 de abril de 1974 em Madri pelo Cardeal Marcelo Gonzáles Martin, Arcebispo de Toledo. Em outubro de 1977 assiste ao Sínodo dos Bispos como delegado dos bispos da Conferência Episcopal do Norte da África. Atuou como mediador de conflitos entre a Espanha e Magreb em diversas ocasiões. Em 22 de maio de 1982 é nomeado Arcebispo de Sevilha e em outubro de 1983 assiste ao Sínodo dos Bispos como membro designado pelo Papa. Mais tarde é nomeado presidente da Comissão Episcopal para o V Centenário da Evangelização da América. Em outubro de 1994 assistiu ao Sínodo dos Bispos celebrado em Roma, aonde se tratou o tema da vida consagrada. É membro das Academias de Boas Letras, Medicina e Belas artes de Sevilha. Em fevereiro de 1995 obtém a condecoração com a Ordem ao mérito dos Padres da Pátria Dominicana, no grau de Grande Cruz Placa de Prata. Esta condecoração é a mais alta concedida pela República Dominicana, e é concedida pessoalmente pelo presidente da República. No mesmo mês de fevereiro de 1995 obtém o Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Tecnológica de Cibao. Em setembro de 2000 recebe a Medalha em Grau de Prata da República do Panamá das mãos da presidente desse país.

Cardinalato: Foi criado Cardeal no consistório realizado em 21 de outubro de 2003. Recebeu o barrete vermelho e o título de S. Maria in Montserrato degli Spagnoli nesse mesmo dia.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.